Tuesday, April 12, 2005
the pope is naked
Para quem acha que a cobertura da mídia para a questão papal acaba com seu funeral, novas notícias. No que será a primeira eleição de um papa no mundo pós-internet em que vivemos, todos os olhos estão voltados para o tal do conclave. Literalmente.
A coisa acontece mais ou menos como nas Olímpiadas. De uma hora para outra, todo mundo fica especialista em ginástica olímpica, e consegue detectar mudanças sistemáticas no dobrar de pernas da atleta no seu salto com meio duplo carpado. O que quer que isso queira dizer.
Por isso, todos querem saber quem é o novo papa. Da onde ele é. Qual sua formação. Qual sua orientação (não sexual, mas se ele é moderado ou integralista).
Eu não quero saber disso. A minha dúvida é só uma: qual é o nome que o novo papa vai escolher?
Eles mudam de nome, sabia? O primeiro a mudar foi Pedro, o primeiro apóstolo. Na verdade, Cristo mudou por ele. Simão virou Pedro e se tornou o primeiro papa.
Ninguém nunca mais usou o nome Pedro, e é por isso que não há um Pedro II; mas houve umas centenas de outros papas (na verdade, 264). Os nomes mais empregrados foram: João (23 vezes), Gregório (16), Bento (15), Clementino (14), Leão e Inocêncio (13) e Pio (12).
Está iniciado o bolão de apostas para o novo nome do papa. A opinião pública em geral acha que será João Paulo III. Alguns acham que será João XXIV - o que eu acho pouco provável, a não ser que Bernard Law seja eleito - mas é de se pensar em outros nomes.
Judas I era uma boa, como piada. Pode se pensar em Urbano IX, Próximo, ou Honório V. Pensando bem, melhor ficar com João Paulo III.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment