Thursday, April 21, 2005

a arte de resenhar

Fuçando no site do escritor Michael Chabon, encontrei uma carta sua - nunca publicada - ao The New York Review of Books. A carta é uma grande e detalhada crítica à resenha que o escritor David Hadju (não, eu também nunca ouvi falar) fez de duas obras de Joe Sacco (Palestina e Área de Segurança: Gorazde) e uma de Daniel Clowes (Ghost World).

Sacco é conhecido por seu estilo jornalístico documental de fazer HQ, e Daniel Clowes ficou mais conhecido no Brasil - na minha opinião - pela obra cheia de loucura e surrealismo Como uma Luva de Veludo Moldada em Ferro. A resenha é antiga, bem como o comentário de Chabon.

Chabon escreveu sua carta como uma reclamação sobre a imprecisão de algumas informações e análises do resenhista. A carta nunca foi publicada porque - o autor especula - era longa demais; mas lhe rendeu um convite para resenhar obras para o mesmo veículo. (Anotação mental: escrever mais cartas reclamantes.)

De qualquer modo, é sempre agradável ver - não apenas um, mas dois - autores de qualidade e renome (pelo menos no caso de Chabon) escrevendo sobre histórias em quadrinhos.

No comments: