Friday, April 15, 2005
as gentis
Procurando por informações referentes ao post anterior, topei com com uma certa srta. Michelle Malkin e seu blog bastante incisivo. Seu último post comenta uma coluna da articulista Maureen Dowd - do NY Times e, se não me engano, da New Yorker - em que MoDo discorre sobre o fato das mulheres terem medo de opinar sobre assuntos mais importantes.
Não leio as colunas de Maureen com frequência, mas já tinha ouvido falar dela e assisti ano passado a uma entrevista sua no Late Show with David Letterman. Ela me pareceu muito tímida, quase que patologicamente introspectiva. David Letterman disse: "Ela é tão inteligente que pode fazer parecer que eu sou burro". E foi assim que pareceu. Um de seus livros mais recentes é Bushworld e suas posições políticas parecem cair mais para o lado da esquerda (americana, diga-se de passagem). Isso explicaria a fúria com que Michelle Malkin - reconhecidamente uma right-winger - declama suas colocações em seu blog pessoal.
Em um post intitulado "Who needs Maureen Dowd?", Michelle tenta compreender porque a jornalista está preocupada com a falta (ou o pequeno número) de Op-Eds femininas.
Segundo Michelle, isso se deve ao fato de que Maureen se recusa a tomar como exemplo opiniões e relatos de escritoras e jornalistas tidas como republicanas - ou conservadoras -, como a própria Michelle. Em seguida dá uma lista de sugestões de alguns blogs coordenados por mulheres que - segundo ela - fariam melhor uso do espaço da sua coluna no NY Times.
Eu consegui ler duas, antes de começar a ficar com medo.
A primeira, the Anchoress, espicaça Maureen Dowd aqui pedindo que ela volte a amar o que faz (supostamente escrever) e que use seu útero (sim, eu sei) como instrumento de força interior. Meio exagerado, na minha opinião.
A segunda, La Shawn Barber, aborda um tema que já foi visto na rede (mas que eu não vou encontrar o link agora): a falta de diversidade na blogosfera. Ou, por que os blogueiros mais reconhecidos são homens brancos ? Mas não é essa a questão aqui. A questão é por que as mulheres não estão tão numericamente bem representadas na emissão de opinião.
Uma opção levantada nas discussões seria a de que as mulheres não aguentariam as críticas que vêm junto. Talvez. Ou talvez não estejam interessadas em expressar suas opiniões tão enfaticamente.
Mas mulheres como Maureen Dowd (que já tem mais de cinquenta anos), Michelle Malkin (que parece ser de ascencência oriental) e La Sahwn Barber (que é negra) tem algo a dizer. E dizem com ênfase e coragem, independentemente de estarem certas ou erradas.
p.s.1 Mencionei idade e origens raciais como maneira de deixar bem claro que talvez a homogeneidade da blogosfera não seja tão estática assim.
p.s.2 A menção do útero em um artigo endereçado a outra colega de letras pode ser a analogia feminina para o "se você tivesse colhões para isso..." dos homens. Posto assim, agora acho que todos somos exagerados.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment