Tuesday, April 03, 2007

sobre TV

Quem me conhece só um pouco que seja sabe o grau de devoção que eu tenho com The West Wing. Não há nada melhor do que essa série no mundo em termos de TV. Nada. Absolutamente nada. Toda e qualquer série de televisão fica anos-luz atrás de The West Wing em qualidade de produção, direção, roteiro e atuações. E isso não é só a minha opinião. É a verdade absoluta.

Foi por isso que eu fiquei muito animado com a idéia de Studio 60. Uma série feita por Aaron Sorkin e Thomas Schlamme que se passa nos bastidores de uma série à SNL com Matthew Perry e Bradley Whitford no elenco? Eu imaginei que poderia ser melhor que TWW. (Ah, a heresia. Mas enfim).

Admito, Studio 60 não era espetacular. Não era mind-blowing. Não era nada próximo do que West Wing chegou a ser já na sua primeira temporada. Mas era boa. Era melhor que tanta coisa que tem por aí. Era melhor que CSI Miami, para começar. Mas CSI Miami é líder de audiência nos EUA. American Idol também é líder de audiência. Desperate Housewives também é líder de audiência. (Nada contra Desperate Housewives, mas Studio 60 é superior IMHO).

De qualquer modo, colocaram a série em hiato - que é um eufemismo para "cancelamos, mas não temos coragem de admitir" - e no seu lugar estrearam uma série sobre mafiosos urbanos do tipo JOVEM, The Black Donnellys, que tem uma premissa vencedora. Ou um pitch vencedor, se quiserem. É o tipo de série que a gurizada vai gostar, imaginei, tendo o mesmo efeito que um Supernatural (que é um X-Files para os ineptos) ou um Desperate Housewives (que nada mais é que um Twin Peaks para os MUITO ineptos). Então pensei: The Black Donnellys será um Sopranos para a gurizada. Vai render um monte de grana em publicidade, vai ter jogo para Playstation 3, essas coisas.

(Obs.: Ainda não vi Black Donnellys. O piloto está lá me esperando, mas não arrumo tempo).

Mas agora descubro que The Black Donnellys também não está bem nos números. Sua audiência decaiu muito desde o primeiro episódio, e agora - meros cinco episódios depois, diga-se de passagem - a NBC decidiu (adivinhem) colocar a série em hiato.

E no seu lugar vai botar um reality show chamado The Real Wedding Crashers, sobre caras que entram de penetra em festas.

Entendo que a emissora queira ganhar dinheiro. Eu também quero. O que não dá é entender o espectador. Cair do bom pro médio para a merda absoluta é sinal de involução. Espero sinceramente que Sorkin faça seu filme, vá para a HBO e crie uma puta série sobre - sei lá - agentes literários e editores e depois faça um musical sobre Yoshimi Battles The Pink Robots.

a primeira e a terceira já estão garantidas, me parece. Se sair a segunda vocês vão lembrar que leram aqui primeiro.


No comments: