Claro, depois de quase dois meses o único motivo que se tem para escrever é reclamar. Não que seja algo que eu goste de fazer, mas é que às vezes é necessário, entende? Algo como uma função social do escrevente.
As pessoas deveriam ser proibidas de escrever em livros públicos.
É o tipo de coisa que mulheres fazem. Mas deveria ser punido com a morte para pessoas que fazem isso em livros emprestados de biblioteca. Eu já abomino quem escreve em livros em geral (com exceção da Bíblia, que nasceu para ser rabiscada com notas de rodapé) mas daí se chegou a um extremo da falta de civilidade.
No exemplar de A Era Dourada, do sr. Gore Vidal, que tenho em mãos, há passagens inteiras sublinhadas. A lápis. Às vezes sugerindo um tipo meticuloso de busca por alguma verdade. Às vezes sem motivo aparente nenhum. De qualquer modo, são traços tortos, que fazem com que as partes sublinhadas fiquem ainda mais feias.
E o pior: influenciam a leitura da maneira mais idiota possível. Exemplos:
"... o público gostava mais de ver gente bonita, belas casas e um mistério sombrio como pano de fundo..."
"... a frase que obviamente achava que repercutiria historicamente por toda a eternidade..."
"... "Prefiro ter razão a ser presidente"..."
Ali pela página 67 a coisa parou. Eu pensei: - Certamente o idiota não aguentou ler até o final.
Mas há uma grande passagem sublinhada na página 112. O que indica que a pessoa passou a ler com folheadas cada vez mais largas, fazendo com que suas anotações fossem muito mais compactas. Grandes e compactas.
Até agora, este foi o último suspiro. Mas o pior mesmo é ficar se perguntando enquanto lê qual era afinal o propósito da pesquisa. E porque parou? O que será que o imbecil bibliófilo não encontrou em um livro tão bom?
Deus do céu, morte a quem escreve em livros públicos.
E se escreverem, se forem obrigados a escrever, coloquem um adendo, um índez, uma explicação, uma carta aos futuros leitores.
Porque eu PRECISO saber porque diabos você estava anotando.
Tuesday, September 13, 2005
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment