Wednesday, December 05, 2007

do kindle

O tal do Kindle foi lançado - não sem algum estardalhaço que só os tempos modernos de web e hype conseguem produzir - e eu fiquei bastante curioso.

Um aparelho de leitura de e-books, o ipod dos livros, a evolução da indústria editorial, a solução para problemas clássicos que o livro sempre teve (não tem search, não pode cruzar referências, não tem atualização instantânea); tudo isso deixava o aparelho com uma aparência de messias da literatura.

David Pogue, do NYT, escreveu um artigo bastante sóbrio (como sempre).

Mas a melhor análise que vi até agora foi do Charles Stross. No seu blog ele destrinchou vários pontos negativos que vão fazer com que ele não compre um Kindle. Fora a parte da estética (eu entendo que queremos coisas bonitas, mas também acho que e-reader tem que sumir na frente do leitor e deixar o conteúdo dominar os olhos) consigo concordar com tudo. A parte da intrusão e perda de privacidade talvez seja o ponto mais controverso (até porque não ouço tudo isso quando falamos de alguma empresa como o Google, que parece ser totalmente maníaca em angariar informações dos usuários), mas parece mesmo que Bezos e companhia terão que rever o produto.




No comments: