Saiu a lista de finalistas da Locus para os prêmios literários deste ano. Vi a notícia no site do Neil Gaiman - que por sinal é uma galáxia em Star Wars - onde ele fica feliz por ter sido indicado (na categoria conto) mas espera não ganhar devido à excelente competição desta edição.
Eu fui ver a tal lista. Mas já esperando não conhecer nenhum dos títulos ou escritores, visto que eu estou cada vez mais parecido com o protagonista do Alta Fidelidade que não acompanha mais com tanto fervor as novas safras de músicos e as novas informações que insistem em pipocar mês a mês, ano a ano, década a década. Estagnei em um ponto em que, para mim, autor de ficção científica é Asimov, Bradbury, Hubbard ou - pasmem, o já idoso - Gibson.
Mas eu consegui reconhecer não um, não dois, mas vários dos autores. (O que significa que: ou eu não estou tão largado assim (o que é bom) ou os autores não estão se renovando (o que é ruim).
De qualquer modo, foi uma coisa boa ver a autora Susanna Clarke na lista de indicados por melhor romance de estréia - o especialmente atraente Jonathan Strange and Mr. Morrell - e alguns conhecidos por ali (Terry Pratchett, Gene Wolfe, o próprio Neil Gaiman, Stephen King)
Ah, e Neal Stephenson, com um volume do seu Baroque Cycle. Nunca li nada dele, mas Snowcrash e The Diamond Age estão na minha lista de livros a comprar quando eu voltar a comprar livros.
(Na lista de indicados também estão as melhores revistas do ramo. A Locus não disputa. A Asimov´s Magazine está lá. Eu comprava religiosamente a edição brasileira da Isaac Asimov Magazine quando a Record a publicava lá pelos idos de 1993. Foi cancelada e não vale nem a pena discutir o porquê. Era boa. Tinhas altos e baixos, mas era boa.)
Thursday, May 19, 2005
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment